quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tetris


Produtora: Bullet-Proof Software/Nintendo
Ano: 1989

Mais um sucesso da Nintendo, Tetris era brinde na memória do portátil para os felizes compradores do Game Boy entre os anos de 1989 e 1995 e debutou junto com o mesmo. A franquia criada pelo russo Alexey Pajitnov é um dos melhores representantes do estilo puzzle-solving e precursor de muitas mecânicas além de passatempo delicioso que alia simplicidade com uma boa ideia.

O jogo também possui outra curiosidade, foi o primeiro a utilizar o cabo Game Link, o que possibilitava o modo para dois jogadores no modo versus. Tratado com muito carinho pela crítica, o primeiro Tetris é digno de elogios pelo próprio Pajitnov que declarou em entrevista a IGN ser esta a versão do jogo que mais lhe agrada.


Em Tetris o jogador deve alinhar peças (chamada de tetrominos) que caem em curto espaço de tempo no campo de jogo de forma a preencher uma linha completa (de uma ponta a outra) para assim eliminá-las. Cada peça é uma combinação de quatro blocos e a variedade de combinação entre as mesmas é quase infinita. A pontuação é de acordo com a quantidade de peças eliminadas e ainda existe um fator multiplicador que aumenta o escore se muitas linhas forem dizimadas ao mesmo tempo.

A ideia do jogo é eliminar o máximo de peças que a habilidade do jogador permitir e evitar a pilha crescer até encostar no teto (que significa game over). Com o passar do tempo, e constantes eliminações de peças, mais rápido o jogo fica com o cair incessante de tetrominos. Para o modo normal (A-TYPE) nenhuma novidade para a maioria esmagadora dos gamers já acostumados com jogos da franquia, diferentemente de jogar no B-TYPE que garante velhas (e boas) emoções.

B-TYPE
O segundo modo de jogo é dividido de acordo com o level (velocidade de queda das peças) e high (altura da base da pilha). Eliminando 25 linhas completas o jogador completa (o que assim chamarei) cada missão. Um ponto curioso: as tábuas de pontuação são individualizadas de acordo com a combinação high e level, ou seja, o recorde de pontuação alcançado em uma das configurações escolhidas não vai estar presente na outra tábua. Vai ser muita jogatina para conseguir recordes maiores.

Talvez o que mais se sinta falta em Tetris, seja a ausência da “gravidade”. Caso uma linha seja eliminada e existindo peças acima, essas não descem (caem) até a base da pilha e sim ficam estacionadas no nível acima aonde a última linha de tetrominos foi excluída.

O modo versus, (segundo o manual) somente jogável via Game Link, é uma competição entre os jogadores que disputam em francas partidas qual dos desafiantes é mais rápido na eliminação de fileiras de peças. O mais rápido adiciona mais fileiras de peças à base do adversário.

Uma das coisas mais agradáveis foi o fato dos desenvolvedores conferirem desenho diferente para cada bloco dos tetrominos (um tetromino é a combinação de 4 blocos dispostos de maneira única). Esse detalhe simples evita um possível cansaço visual e até facilita na identificação rápida de alguma peça na hora do sufoco. Os gráficos, apesar de estarmos falando de um dos primeiros jogos do Game Boy, são bem feitos e o único senão fica em virtude da música (com opção de seleção de 3 músicas diferentes e um modo off) que apesar de animada pode se tornar cansativa após alguns minutos de jogatina.

 
Tenha um bom jogo!

6 comentários:

  1. Pois é, Tetris é um dos puzzles mais indispensáveis já criados. Eu tenho a versão DX do GBC, que ainda funciona no meu GBASP defeituoso (snif... ;_;) e vez ou outra eu dou uma jogada.

    ResponderExcluir
  2. @Hyper

    Gosto muito de Tetris. Hoje, como não possuo um Game Boy em mãos, fica complicado jogar por horas a fio. Mas já me peguei indo jogar apenas "15 minutos" e perdendo uma tarde inteira empilhando peças ^^. Esse jogo é altamente viciante. hehe

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. @Bond

    Com certeza! Apenas confirmando: já linkei o telejogos

    Um abraço e valeu!

    ResponderExcluir
  4. Esses trechos do texto estão estranhos:

    "... ser esta a essa versão do jogo que mais lhe agrada." no 2° parágrafo.

    E "...completarem uma linha completa..." no 3° parágrafo.

    Nunca tinha visto o termo tetromino.

    Esse jogo é fantástico. A maioria dos puzzles são, no mínimo, inspirados em Tetris. Acho que só mesmo Super Mario pode competir com ele no quesito influência.

    ResponderExcluir
  5. @Sub

    Valeu pelas correções. Estou reeditando nesse exato momento. Infelizmente mesmo com diversas releituras, sempre algo "escapa" na hora de postar a matéria.

    Quanto ao jogo: o termo tetromino é usado pelos próprios criadores do jogo e esse jogo é realmente fantástico!

    Um abraço e obrigado pela visita

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.