sexta-feira, 22 de junho de 2012

Operation C

Produtora: Ultra Games/Konami
Ano: 1991


Ainda me considero pouco conhecedor de jogos para Game Boy/Game Boy Color, por essa razão, e não imagino outra forma, muita pesquisa na internet e em revistas especializadas é fundamental. Passado algum tempo e alguma dedicação, já possuo uma lista bem recheada de clássicos que logo serão aqui revisitados. Entretanto, uma conversa informal ou a indicação de um parceiro pode ser mais frutífera do que horas de leitura em sites da web. E foi assim que, graças ao meu parceiro Mark do blog B-Mark Database a quem mando aqui um abraço, conheci o jogo Operation C da Konami.

O primeiro contato que tive com esse jogo foi recente. Não dei muita importância no primeiro instante. Passado alguns minutos de jogatina e alguma insistência, um efeito contrário ocorreu: eu não conseguia parar de jogar! Eis o meu conselho: experimente o jogo e comprove por você mesmo.


Operation C, que apesar do nome nada mais é do que o jogo Super C lançado para NES com ligeiras adaptações, bebe muito do clássico shooter Contra da Konami e revela que mesmo uma fórmula conhecida e simples pode ser divertida e contagiante. Dois botões, uma arma, dedo no joystick e reflexos rápidos; um pouco de sorte e foco total na ação do jogo; receita simples e deveras eficiente que cai como uma luva nessa produção.

Assim como os demais jogos da franquia, e suas saudosas continuações e ports para outros consoles, controlamos soldados musculosos com braços de fora (citação a lá GLStoque) contra hordas de aliens que estão invadindo nosso pacato planeta. No melhor estilo um contra todos, nosso personagem percorre diversos níveis com arma em punho com direito à alguns power-ups, poucas vidas e dois continues.


A dificuldade do clássico pode ter sido amenizada em alguns pontos mas ainda sim o jogador mais acostumado com games desse estilo vai ser surpreendido por pulos traiçoeiros, inimigos traiçoeiros e chefes grandalhões (esses nem tão traiçoeiros) ocupando uma vasta área superior/inferior da tela as vezes auxiliados por algum capanga bem traiçoeiro.

Analisando friamente a parte técnica, pode se dizer que o jogo utiliza muito bem a capacidade do Game Boy Monocromático: os gráficos são caprichados; raríssimos momentos de slowdown, mesmo com a tela povoada; boa disposição dos elementos como plataformas, itens e inimigos; boas músicas (com efeitos estéreo) e respostas precisas ao controle do jogador. Apenas o pulo do personagem, e ao meu ver na primeira fase, que pode acarretar problemas para o player ainda não familiarizado com o comportamento do personagem – e que dessa forma pode ser avaliado como "defeito".


Visualmente as fases são bem desenhadas e distintas entre si. Somos apresentados a dois estilos de visão de acordo com a fase a ser percorrida: nas de ordem ímpar, temos a clássica perspectiva de ação lateral; nas demais o personagem se movimenta pelos ambientes com maior liberdade, enquanto o jogador o controla de uma visão aérea.

O shooter, que não deve em nada para “jogos de navinha” mais famosos, mostra que mesmo com os pés colados ao solo o jogador pode se divertir enquanto dispara freneticamente contra seus inimigos, na honrada missão de salvar o planeta Terra. Operation C é obrigatório para todo fã do portátil da Nintendo.


Tenha um bom jogo!

10 comentários:

  1. já tentei jogar esse, perdi metade dos cabelos para chegar na ultima fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, sei como é. Mas até que achei o jogo bacana, e para um game da série Contra, ele é ate relativamente fácil.

      Excluir
  2. Tanto que joguei este jogo no meu Game Boy! Ainda hoje sou capaz de lhe pegar e terminá-lo sem perder uma única vida. :) É sem dúvida um excelente título. Já agora, parabéns aqui pelo blog, está muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio e amanhã estou torcendo por Portugal na Euro! Terminar sem morrer uma única vez? Meus parabéns. Até consigo chegar na última fase mas ainda não terminei... ¬¬

      Excluir
  3. Já zerei esse jogo no meu celular... usando um emulador q não roda ele 100%... q não tem som... q não dá pra usar mais q 2 botões... sou foda? kkkkkkk

    Eu gosto muito do jogo, e realmente, comparando com os Contras de consoles de mesa, esse deve ser o mais fácil.

    Muito bom o blog, sempre me perguntei pq q não fazem um blog do Game Boy, e aqui estou! =P To adorando por sinal, continue com o ótimo trabalho! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo com você. O jogo é muito bom embora tenha sua facilidade.

      Obrigado pelo elogio e até a próxima.

      ps: Você não, mas o seu celular é foda! ^__^

      Excluir
  4. kkkkk Naah meu celular não é foda, na verdade o emulador roda o jogo 100% e com som, mas depende do celular se vai conseguir ou não rodar 100%.

    Ah! Esqueci de dizer q apelei pra caramba no save state! xD rsrsrs Tive q fazer isso, pois no cel não dá pra dar diagonal e então toda vez q pegava a arma H e avançava mais um pouquinho da um save! huahuahuahuahua Não curto muito usar save, mas como é no celular, tive q apelar...

    Só una perguntita, porque os posts são postados no dia 21/22/23 de cada mês? O.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também abusei muito dos saves em algumas fases. Mas após alguns dias de jogo, decorar alguns pontos mais complicados facilitaram minha vida.

      Quanto aos dias foi escolha pessoal mesmo. Eu sempre jogo dois ou três jogos por mês, mas decidi escrever sobre apenas um a cada 30 dias. Dessa forma o assunto não esgota e eu sempre tenho uma folga entre meus "lapsos de criatividade", hehe.

      Um abraço e até a próxima

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.