sábado, 22 de dezembro de 2012

Looney Tunes Collector: Alert!

Produtora: Infogrames
Ano: 2000
Somente para Game Boy Color



Salve amigo leitor! Bem-vindo a última resenha do ano! Nada mais prazeroso que fechar o ano em grande estilo. A minha escolha para o mês de dezembro foi Looney Tunes Collector: Alert!, um jogo que mistura ação, uma boa dose de exploração e alguns elementos de RPG.

A história começa quando Pernalonga, de malas prontas, acredita ter chegado à Flórida (será que algum dia ele conseguiu? Hehe) e descobre os planos de Marvin o Marciano para o nosso planeta. Para nossa surpresa ele pretende mais uma vez destruí-lo, já que a Terra atrapalha sua visão de Vênus, mas para isso ele precisa das 10 partes de um teletransporte que acidentalmente se perderam na aterrisagem. Cabe ao nosso amigo orelhudo achar as tais peças e avisar aos seus amigos da Warner sobre os planos do alienígena.


Esqueça o velho estilo plataforma tradicional e se delicie com essa experiência fantástica no handheld: jogar com toda turma clássica dos desenhos da Warner em um único game. Pernalonga, Hortelino, Patolino, Frangolino, Frajola e Piu-Piu são apenas alguns dos 14 personagens que estarão à sua disposição nesse game – fora as participações especiais. Além disso, algumas situações/locais do game (não necessariamente fases) remetem a episódios conhecidos da série.

Gameplay
Começamos o jogo com Pernalonga e com ele podemos nos movimentar por toda a tela utilizando visão isométrica. O mapa é vasto, então prepare o caderninho (ou seu tablet) para desenhar percursos ou fazer anotações. Controlando nosso amigo orelhudo, andamos por diversas telas acima ou abaixo do solo – no caso específico, Pernalonga é o único personagem que pode pular e adentrar as tocas de coelho que dão acesso aos locais subterrâneos. Ao encontrar um novo personagem da Warner (e a maneira mais comum é o enfrentamento) o mesmo pode ser utilizado a qualquer momento por meio do SELECT. Cada um dos selecionáveis terá papel fundamental no desenrolar da ação: apenas para exemplificar, enquanto Pernalonga pula e pode adentrar buracos no solo, Patolino nada e pode mergulhar em locais mais profundos e Hortelino pode destruir pedras com sua espingarda dando acesso a novos locais.


Tudo funciona de maneira de muito simples e fácil, e esse eterno troca/muda personagem vai se perpetuar durante todo o game visto que, diversas tarefas são necessárias para avançar e resolver alguns puzzles. Há até mesmo situações em que assumimos o controle de outros personagens enquanto a trama principal se desenrola paralelamente – o que no futuro garante o controle de todos os Looneys utilizados. Além dos personagens, alguns itens estarão a disposição do jogador. Contamos com um Mapa (estupidamente imenso), um radar para a localização das peças e que detecta também os aliens próximos, além de dinamite, munição para Hortelino, cenouras que recuperam energia e uma infinidade de outros apetrechos que farão parte de um inventário pra lá de abarrotado de quinquilharias curiosas – algumas com a assinatura da famosa Cia ACME.

Minhas Considerações
O jogo possui uma curiosa classificação como RPG em alguns sites especializados que educadamente discordo. Aliás, gênero nenhum conseguiu me ocorrer já que o jogo dá ares de um plataforma, com visão isométrica e alguns puzzles. E, sejamos sinceros, quem se importa com gênero quando o jogo é moldado para a diversão? Prepare-se para histórias dignas dos desenhos e muitas sacadas hilárias.


A movimentação dos personagens é muito boa e uma boa dose de exploração será necessária. Não há exatamente um desafio, o grande “lance” aqui é saber a hora certa de usar cada personagem no momento propício. Lembrando que Pernalonga será o personagem mais utilizado em boa parte do tempo já que é o único personagem que pula e seu pulo serve de ataque para os inimigos mais comuns.

Um jogo acima da média com certeza - ainda que não tão bom como os clássicos da Nintendo no Game Boy Color. Disponibilizar toda a turma da Warner numa história que mais parece ter saído de um desenho, torna a experiência muito gostosa e de uma nostalgia sem igual. Para os que curtiram o desenho ou gostam de um jogo mais aprofundado, Looney Tunes Collector: Alert! será uma ótima escolha e motivo para algumas risadas diante da tela.


E eu fico por aqui, desejando a todos um Ótimo Natal e um Feliz 2013!

Tenha um bom jogo e até o ano que vem!

3 comentários:

  1. Eu tinha esse jogo! Com certeza um dos jogos mais divertidos que já joguei, e o mais completo sobre o universo dos Looney Tunes. Bela postagem! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, tudo bom?

      Nossa, lembro de chegar bem perto do final do game e ainda devo ter o save guardado em alguma pasta. Me diverti muito com Looney, até hoje ainda lembro de algumas músicas do jogo.

      Um abraço e obrigado!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.